sábado, 18 de janeiro de 2014

Rumo ao encontro das paralelas

A expansão do universo não pode me alcançar.

Falam de morte térmica, não mais transmissão de energia,
A morte de Deus e de toda sua grandiosa obra.

Quando criança, queria ser físico e fui ateu.
Embaralhei-me em uma simples noção animal
De que o homem é carne e seu estágio supremo,
O grandioso espírito de luz, é Nietzsche.
Então, após uma vida cética - oh, niilismo-
Passo por todos os estágios de desconstrução...

O que há além do bem e do mal?
Que resta ao homem dominador e completamente satisfeito?
E depois de conquistar o mundo, o que faltará?
Após olhar para as estrelas e pensar nossa miserável condição humana,
Ver as civilizações que surgiram antes de nós, que foram grandiosas antes de nós
E que antes de nós pereceram...
Abriram-se os meus olhos.

O antropocentrismo e o ateísmo buscam exaltar o homem,
Tentam dissociá-lo de algo divino e aparentemente irracional.
Não percebem que o reduzem a tão pouco.
Levado a crer que sou descendente de símio, evoluído de coacervados
Aquilo resultante de uma batalha disputada entre matéria e anti-matéria
Derivada de uma explosão aleatória, encontro-me em profunda revolta.
Tenho o direito de me sentir ofendido?

Por que não puderam compreender os eruditos, homens da ciência e espíritos-livres?
Não possuíam a sensibilidade de Shakespeare para perceber:
"-Existe muito mais entre o céu e a terra do que sonha nossa vā filosofia."
Vaidosos e orgulhosos, de pelos no rosto, vivem desconfiados
Procurando, pesquisando, buscando pelo sopro da vida.
Perdem o fôlego e não percebem que diminuíram a si mesmos à decomposição da matéria.
Acham que poderão fazer como Brás Cubas?

A I.M.M ainda tomará o tempo de grandes pensadores.
Everett criou meios para se perder a vida - tentando calcular o infinito...
Quantas vezes Planck não pensou num mundo onde seu filho estivesse ainda vivo?
Abriria mão de sua constante ou de sua lei em troca de Erwin?
Vamos deixar que DeWitt pense sobre o assunto.
Trocaria Hawking parte de sua inteligência por um corpo saudável?
Pode se descrever como ateu ou agnóstico, mas sinto seu coração indignado.
Mais questões a se discutir, o fetiche por respostas cresce - ou seria pelas perguntas?
Deixo a cargo dos que sentem prazer na I.M.M.

Desejo que, algum dia, deixem sua pobre condição racional,
Que percebam a humanidade como um todo e verifiquem a vida.
Os universos paralelos propostos pela física encontram-se, somente, no infinito
E a carne nada disso presenciará.

O nosso maior paradoxo está nas linhas destes escritos.
Como podemos ser tão pequenos e tão grandes?
Entendê-lo é abrir os olhos.
Somos pequenos, animais de tecidos, fadados a morte
                      -e ao reaproveitamento de energia pelo universo.
Por fim, ao percebermos nossa miserabilidade e a aceitarmos,
Tornamo-nos aquilo que sempre fomos, a maior obra do Criador.

Acompanhando esse sentimento vêm, obrigatoriamente o temor, a admiração e a gratidão.
Abrem-se os olhos...

A expansão do universo não pode me alcançar.

Aceitei meu destino, minha origem e meu fim.
Meu fim é prestar ajuda a todos os oprimidos por seu corpo.
Dê-me sua mão, vou desconstruir tudo aquilo feito pelo homem,
Passearemos pelos Pilares da Criação, os maias, todo o universo da mente humana.
Iremos aonde nesta vida não se pode chegar, rumo ao encontro das paralelas.

"Para os crentes, Deus está no princípio de todas as coisas.
Para os cientistas, no final de toda reflexão"
Max Planck

Fez-me prometer-lhe um poema.
Este não é exatamente sobre você, -
                         entretanto, é justo admiti-la como musa inspiradora.
Sua presença faz variar meu "campo de ser" e gera em mim erupções.
Mesmo espacialmente distantes, o resultado de nossa fusão inveja ao Sol.
Faltam oito minutos para a manhã, porém, diferentemente de uma estrela,
A luz de seu amor não demora a chegar, logo faz-se presente em mim.
Reconheça o significado amplo do escrito, apesar de não ser sobre você.
Veja a magia que me proporciona.
Dê-me a mão, vamos caminhar juntos às paralelas.
Continue o que tem feito,
Leve-me em direção a Deus.

-Sei que penso, sei que existo, eu me percebo, mas algo não tenho...
O que falta? - O que tenho se não há com quem compartilhar?
-
Agora tenho você.

3 comentários:

  1. Excelente texto! Uma promessa para a literatura nacional que é feita aqui em terras tupiniquins. Impossível deixar de perceber as influências que o Gabriel recebe da filosofia e literatura. É um começo brilhante que muitos só alcançam na maturidade. Gabriel consegue começar onde muitos terminam....

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é o meu preferido, até aqui. Um escrito super inspirado! Amei! Parabéns, Gabriel, meu pequeno-grande amor!

    ResponderExcluir
  3. O comentário do José Milanez me emociona! Obrigada pela atenção, oh, captain, my captain

    ResponderExcluir