quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Folga de Nutpoia

Dias sem pensar, agindo por impulsos e necessidades, escolhas fundamentadas na falta de razão. Deus pôde fazer seu trabalho e, de certa forma, continua fazendo. É que está soando mais natural, um pouco de aceitação, quem sabe?
Uma fuga de Nutopia seria uma fuga de si mesmo, assim, é apenas uma folga.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Confusão em Nutopia

Os brulhos de meus pensamentos chegam silenciosamente na calada da noite. Abrem meus olhos para fora e os fecham para dentro. Gritos de uma criança interior ansiando por alguma paz de espírito abalam as estruturas de qualquer sentimento. As emoções não deveriam estar exatamente aqui, só bagunçam as coisas. Pego-me pensando no que passou, colecionando preciosos minutos de uma única vida para levá-los comigo por debaixo da terra. O discernimento já se foi há muito, saudades daqueles tempos. Correndo pelos corredores cinzentos, o caminho que encontro nunca é o certo, mas o que é errado? Avalanche de sinapses destroem-me, pare de gritar, criança! Nem me lembro mais como é brincar com meus brinquedinhos. Essa tem sido uma má viagem. As imagens em preto e branco do mundo real são muito coloridas para meu estado. "Não entendo o que se passa na sua cabeça", é o que me dizem. Por que sempre quanto tudo está tão bem encontro algo errado? Estou louco, criança? Só você tem as minhas respostas, tenho que encontrá-la.

Preso em Nutopia

Como é estar preso em Nutopia? O labirinto cerebral é grande, todo cinza para você enlouquecer, dando voltas e mais voltas por onde já passou. Ele se refaz a todo instante, diminuindo as possibilidades de sair. As palavras flutuam por todos os locais, qual é a certa? Milhões de imagens quebradas dançam para mim, sua ordem significa algo? Uma tempestade de pensamentos vem fazer minha noite em claro, seria ciúme dos meus sonhos? Procuro-me por todos os cantos, mas onde estou? O que me levou até aqui tem qual propósito? Estou só nessa aventura, ninguém mais pode me ajudar, sou eu vazio em busca de mim mesmo e, quando canso, simplesmente não posso mais voltar pelo mesmo caminho em que entrei. Tantas portas de entrada e nenhuma de saída. Uma gravidade mental poderosa me prende neste universo paralelo. Em posição fetal, imploro por algo que não conheço, por alguém que não sei quem é ou talvez até saiba.
Como se nunca tivesse nascido, assim é estar preso em Nutopia.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Nutopia

A liberdade plena não existe no mundo concreto, essa luta é caso perdido, barulho de quem é egoísta e clama por "seus direitos de libertinagem", como um infeliz e ignorante não cidadão (depende muito do caso, claro).
Não importa por onde andes, qual o caminho que escolhestes seguir ou o que diz a constituição do seu país, sempre estarás preso aos valores morais estabelecidos pela cultura de seus antepassados, que moldou o sistema social local atual. À medida que o ser humano cresce, a ética desenvolve-se para se contrapor à moral e esse conflito rouba-lhe anos de vida, tamanho o estresse vivido nestes instantes de dúvida. Ser livre no mundo convencional é impossível, isso só ocorre em campo abstrato.
Em uma entrevista, um paraquedista respondeu à pergunta "como se sente quando está no ar" com "é incrível, dá uma grande sensação de liberdade". Pobre homem, caso ocorresse como disse, a resistência do ar,  desprezada nos exercícios de física, não se faria presente no momento de salvá-lo da morte certa. Além disso, estava preso a uma grande força, a da gravidade, responsável pelo aumento significativo da aceleração com que seu corpo descia de encontro ao chão. Por que diabos aquele homem disse isso então? Na verdade, referia-se, talvez inconscientemente,  não ao fato de estar caindo, e sim ao sentimento de paz interior e aos pensamentos que teve até puxar a cordinha da realidade.
As ações prendem-nos às suas futuras consequências, portanto cada passo significa mais elos nas correntes que te prendem ao chão. A liberdade verdadeira apenas é alcançada no campo abstrato, como disse antes, em sua mente, pois lá não há regras, é o seu mundo, o seu lugar. Ela é o nosso refúgio do mundo real, é um lugar onde podemos nos livrar das limitações físicas e sermos o que desejarmos. A realidade deixa muito a desejar..
Quando você lê meu blog, tem acesso ao meu espaço, que chamo de Nutopia. Cada um tem o seu, com o nome que preferir.